Religiões de matriz africana devem ser respeitadas, defende Sílvio Humberto

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Salvador, foi instalado o debate sobre o sacrificio de animais nas religiões de matriz africana. Os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Marcell Moraes (PV) foram os protagonistas da discussão. O vereador do PV afirmou que as práticas são “arcaicas e medievais” e por isso devem ser extintas. Ao ouvir o comentário do colega, ao qual considerou a demonstração da intolerância, Sílvio Humberto se colocou como o defensor da liberdade de culto. “O vereador Marcell Moraes demonstrou toda a sua intolerância com as religiões de matrizes africanas. O que ele entende como sacrifício, nós vemos como oferendas. Medieval foi o que fizeram com a população negra, que venderam seres humanos como mercadorias. Fiquei surpreso, como ele, que se diz ambientalista, não reconhece o quanto ecológico é o candomblé”, disse Sílvio Humberto.
Outros vereadores, como Hilton Coelho (PSOL), Gilmar Santiago (PT) e Fabíola Mansur (PSB) também se posicionaram sobre a questão e afirmaram que intolerância religiosa não será permitida na casa legislativa. “O debate está posto e foi importante para conhecermos quem são as pessoas verdadeiramente. Dizer apenas que Salvador é a capital da negritude e não respeitar as nossas práticas é um atestado de falta de informação. Ele deve ser daqueles que acreditam que Exu é o diabo, enquanto, para nós, é quem abre os trabalhos e os caminhos”, defendeu.
Ao final da sessão, Sílvio Humberto declarou que vai convocar representantes das religiões de matrizes africanas para discutir a questão no Plenário Cosme de Farias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s