Sílvio Humberto se solidariza com capoeristas do municpio de Boa Nova

Após tomar conhecimento sobre o decreto da Prefeitura de Boa Nova, interior da Bahia,
que proíbe a prática de capoeira em locais públicos, como praças, ruas, avenidas, clubes, escolas municipais e até em quadras poliesportivas sem a devida autorização, o vereador de Salvador Sílvio Humberto (PSB) colocou o seu mandato à disposição da Associação de Capoeira Netos do Mestre Canjiquinha, coordenada por Mestre Amado.  Organização apontada como a responsável pela resolução do executivo.
De acordo com Sílvio Humberto um ato como esse, que  coíbe a prática da capoeira, é desconsiderar todo o legado cultural de um povo e  o seu reconhecimento pelo IPHAN como  patrimônio imaterial da nação. “Não podemos voltar no tempo. Até a década de 1930, era considerado vagabundo, subversivo quem praticava capoeira e hoje sabemos que ela é responsável pela ascensão de várias famílias no Brasil. A capoeira integra, disciplina, ensina o respeito aos mais velhos, resgata e oferece oportunidades. Valores fundamentais para termos uma juventude viva e orgulhosa”, disse o parlamentar.
Além de prestar solidariedade e colocar o seu mandato à disposição, Sílvio Humberto já acionou as instâncias estaduais para acompanhar o caso. “Já entramos em contato com a Sepromi, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra e a comissão de promoção da igualdade racial da Assembleia Legislativa. Estamos vigilantes e seguiremos atento”.
Questionado sobre o fato de acompanhar uma polêmica que acontece em outra cidade, Sílvio Humberto fez questão de dizer que é preciso se manter informado e que práticas abomináveis devem ser combatidas em quaisquer lugares. “Ainda que não seja em Salvador, onde fui eleito vereador, a proibição da capoeira em local público, é um ato que atinge a história do povo negro no Brasil. Não podemos permitir e se isso for aprovado e levado a sério, outras cidades podem querer seguir esse mau exemplo, por isso temos que combater desde já”, resumiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s