Sessão solene marcou centenário de Rômulo Almeida

Homenagem da Câmara ao economista baiano foi iniciativa do vereador Sílvio Humberto

romulo almeida

A vida e a obra do economista, advogado, professor e desenvolvimentista Rômulo Almeida foram lembradas na sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Salvador, terça-feira (26) à noite, para celebrar o centenário de um dos maiores ícones da área de planejamento do Brasil.
Autor da sessão e economista por formação, o vereador Sílvio Humberto (PSB) destacou as contribuições de Rômulo Almeida ao país. “As pessoas desfrutam das obras que ele, além de pensar, executou, mas não sabem que foi Rômulo Almeida o idealizador desses espaços, como o Polo Petroquímico, o Centro Industrial de Aratu e o Banco de Desenvolvimento do Nordeste. É importante celebrar a memória de um homem que fez e faz parte da nossa história. Ele é um ícone, uma referência para profissionais das áreas de economia e planejamento”, disse o vereador.

Professor da Faculdade de Economia, Fernando Pedrão, que foi amigo pessoal de Rômulo Almeida, falou sobre a importância de resgatar a trajetória do ex-secretário de Planejamento da Bahia: “Já falei muito de Rômulo Almeida, mas é sempre importante, pois ele contribuiu e muito para o desenvolvimento do Brasil. Será sempre uma referência para quem quiser pesquisar, trabalhar na área de planejamento”.
A sessão especial contou com a participação de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no Imbuí, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o homem que dá nome à Escola. “É importante que esses jovens conheçam Rômulo Almeida. Até mesmo para entender porque ele dá nome ao colégio onde eles estudam. Uma grande personalidade da área do planejamento do nosso país, alguém que pensou o Brasil, realizou grandes obras”, disse o vereador.
Integraram a mesa da sessão o presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas; o professor de economia Alexandre Barbosa; o vereador Waldir Pires (PT); e o irmão do homenageado, o ex-deputado estadual Aristeu Almeida.

História

Nascido em Salvador, em 18 de agosto de 1914, Rômulo Almeida formou-se em direito, mas logo passou a atuar na área de planejamento e desenvolvimento econômico. Em 1941, tornou-se diretor do Departamento de Geografia e Estatística do Acre. Entre 1942 e 1943 foi professor substituto da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro. Em 1946, atuou como assessor da Comissão de Investigação Econômica e Social da Assembléia Nacional Constituinte. Foi deputado federal e secretário estadual da Fazenda.
Foi Rômulo Almeida quem idealizou o Polo Petroquímico de Camaçari, o Porto e o Centro Industrial de Aratu, que hoje são as bases da indústria baiana e que levou o estado para a era da industrialização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s