Placas podem esclarecer nomes de escolas

Foto: Reginaldo Ipê

Foto: Reginaldo Ipê

Resgatar a história de Salvador, possibilitando que estudantes, professores, funcionários e outras pessoas que frequentem as escolas conheçam um pouco da vida e da trajetória da personalidade pública, data ou fato histórico que deu nome àquele equipamento público. Este é o objetivo do Projeto de Lei nº 293/15, de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal, que dispõe sobre a afixação de placas explicativas contendo a história dos homenageados, em escolas públicas municipais denominadas com nomes de pessoas, datas e fatos históricos.

Parafraseando a ialorixá Mãe Stella de Oxossi, membro da Academia Baiana de Letras, Sílvio Humberto argumenta: “O que não se registra vento leva”. Ele explica que o projeto se preocupa em fazer conhecer, para as gerações futuras, os grandes feitos daquelas pessoas que foram homenageadas, emprestando postumamente seus nomes a escolas públicas municipais.

Educativo

O projeto estabelece a colocação de placas explicativas, preferencialmente na fachada principal do prédio, contendo um breve resumo da história dos homenageados, em todas as escolas públicas municipais denominadas com nomes de pessoas, datas e fatos históricos.

As placas explicativas deverão possuir caráter educativo, e o breve resumo da história do homenageado deverá destacar, principalmente, suas realizações em benefício da coletividade, seja a nível internacional, nacional, estadual ou municipal.
O projeto do vereador Sílvio Humberto veda a menção, nas placas, a ideologias ou partidos políticos; a qualquer fato que possa caracterizar preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; ao governo ou à administração municipal que determinou a afixação da placa; a qualquer fato ou pessoa que possa caracterizar a promoção pessoal de pessoa viva, ainda que indiretamente.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s