Sessão Especial celebra 70 anos de iniciação religiosa do babalorixá Air José, líder espiritual do terreiro Pilão Prata

Para celebrar os 70 anos de iniciação do babalorixá Air José, a Câmara Municipal de Salvador, por meio do mandato do vereador Sílvio Humberto (PSB), realiza na próxima terça-feira, dia 29, às 19h, uma Sessão Especial, no Plenário Cosme de Farias. Na oportunidade, os 55 anos de fundação do Terreiro Pilão de Prata  também serão celebrados.
O evento faz parte do projeto Ancestralidade Bamgbose, no qual uma série de atividades  está sendo realizada para homenagear o líder espiritual. A primeira ação acontece nesta sexta-feira, dia 25, às 9h, na Assembléia Legislativa da Bahia – CAB.
Para Sílvio Humberto, a trajetória de vida e a luta  do babalorixá em prol do povo de axé o credencia como uma personalidade de destaque no cenário municipal.
“Pai Air tem uma história de superação e hoje se tornou uma referência nacional. Não se pode falar sobre religiões de matriz africana sem citar seu nome.  Poucos conseguem alcançar essa marca 70 anos de iniciação religiosa e 55 anos de fundação de um terreiro, com tamanha lucidez. É uma grande honra realizar essa Sessão Especial. É uma homenagem que estendemos a todo o povo de santo”, disse o socialista.
 
Sobre o Homenageado – Air José Souza é herdeiro de uma das grandes famílias do candomblé baiano, conhecida como Bamboxê Obitikô ou Bámgbósé Obítikó. Pai Air é sobrinho biológico de Caetana Sowzer, ebomi da Casa Branca e ialorixá que fundou o terreiro Lajoumim. Ela foi sua mãe de criação e quem o iniciou no candomblé para o orixá Oxaguian, que é conhecido como a face mais jovem e guerreira de Oxalá.cartao_pilao

Uma resposta em “Sessão Especial celebra 70 anos de iniciação religiosa do babalorixá Air José, líder espiritual do terreiro Pilão Prata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s