Câmara de Salvador concede título de cidadão soteropolitano a Bebeto Galvão

bebeto1As ações desempenhadas em prol do desenvolvimento da cidade inspiraram a Câmara de Vereadores a outorgar o Título de Cidadão da Cidade do Salvador a Adalberto Souza Galvão (Bebeto Galvão), em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (30).  Proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), a honraria reconhece a trajetória de compromissos do atual deputado federal com os cidadãos soteropolitanos.

Momentos marcantes em defesa dos trabalhadores da construção pesada e das demais categorias no Congresso Nacional foram destacados pelo vereador Silvio Humberto e reafirmados pelos presentes que lotaram o espaço do Plenário Cosme de Farias. “Bebeto está colhendo os frutos do seu trabalho como deputado federal, é a voz do trabalhador no Congresso, é útil para o Brasil e para Salvador na construção dos direitos trabalhistas”, disse o desembargador Valtércio de Oliveira.

A capacidade de articulação política de Bebeto Galvão também foi lembrada durante a 13346766_1787068391526618_4871514071769939674_nSessão. “Salvador, muito graciosa, sabe conquistar aqueles que aqui chegam e o reconhecimento da Câmara por meio de Silvio Humberto representa uma união que deu certo e com aplausos dos socialistas baianos seja bem-vindo a condição de cidadão soteropolitano”, parabenizou a senadora Lídice da Mata.

De acordo com o vereador Sílvio Humberto, a luta contra o racismo também é motivo para o reconhecimento da capital da negritude. “Precisamos da atuação de Bebeto, da sua liderança para impedir a redução da maioridade penal, impedir a revogação do estatuto do desarmamento, para a acabar com os autos de resistência e para evitar que o congresso tome a prerrogativa do executivo de homologar terras indígenas e quilombolas. Salvador, a cidade mais negra da Bahia, muito se orgulha em ter esse homem como seu mais novo filho”, ressaltou.

Emocionado, Bebeto Galvão agradeceu a homenagem. “Salvador criou sua resistência, uma lógica para mostrar a todo tempo que é diversa na religiosidade, no cotidiano cultural, em seu próprio desenho social, mas dentre as diversidades, esta é uma cidade majoritariamente negra e para a minha alegria e de todos os amigos que aqui estão, agora sou filho de Salvador e quero agradecer, com muita honra e muita emoção, esse Título que recebo da Câmara de Salvador por indicação do vereador Sílvio Humberto”.

Estavam na mesa da sessão solene a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Olívia Santana, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), o desembargador Valtércio de Oliveirao,  o superintendente Regional do Trabalho, Flávio Nunes, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas Pavimentação e Obras de Terraplenagem (Sintepav-BA), Irailson Warneaux (Gazo); o vice-presidente da Força Sindical, Nilson Bahia e o advogado Flávio Camming. A vereadora Aladilce Souza presidiu os trabalhos durante o discurso do vereador Silvio Humberto.

Biografia

Nascido em 1962, em Ilhéus, onde começou a sua vida política como vereador, Adalberto Souza Galvão é formado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Apesar de cumprir o primeiro mandato na Câmara Federal, é considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
Sua militância política começou, na década de 70, no movimento estudantil e, na década de 80, iniciou sua trajetória como sindicalista.
Presidente do Sintepav, Bebeto Galvão se tornou referência internacional na luta dos direitos dos trabalhadores. Antes de assumir uma cadeira no Congresso Nacional, foi um dos responsáveis por organizar e elaborar o modelo do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em Salvador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s