MP-BA homenageia vereador pela luta por igualdade e defesa da educação

Sílvio MPO vereador Sílvio Humberto (PSB) foi homenageado durante o seminário ‘Enfrentamento ao Racismo no Brasil do Século XXI’, realizado nesta terça-feira (21/03), em comemoração aos 20 anos de criação da primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo no País, pelo Ministério Público do Estado da Bahia. O evento foi realizado no auditório da Instituição, em Nazaré.

A homenagem foi justificada pelo engajamento do vereador com a luta por igualdade racial e pela promoção educacional de jovens negros e negras, através do Instituto Cultural Steve Biko, instituição reconhecida no Brasil e no mundo pela sua contribuição para o ingresso de jovens no ensino superior. Sílvio é um dos fundadores da “Biko”, como a entidade é carinhosamente chamada pelos membros e ex-membros, e presidente de honra do Instituto. Além disso, foi também membro do grupo que elaborou o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Sílvio dedicou a honraria a todos aqueles que acreditam nas construções coletivas. “Ao receber esse prêmio, represento aqueles e aquelas que muitas vezes, de forma anônima, realizam trabalhos dignos de homenagens grandiosas. Sou apenas essa correia de transmissão de um movimento muito maior”, pontuou o vereador, que também falou sobre a complexidade do atual momento político brasileiro e apontou a dificuldade para a construção de uma unidade, defendendo a importância da busca pela convergência dos interesses em nome do equilíbrio das distensões políticas.

O evento foi aberto pela promotora de Justiça Lívia Vaz, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhis), que destacou a importância de se combater o racismo diariamente. “Nós nunca acreditamos na falácia da democracia racial. Diante de 300 anos de opressão do povo negro, não basta combater o racismo, é necessário a promoção da igualdade racial”. Outras personalidades também foram homenageadas no evento.

Com informações do MP-BA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s