“É preciso garantir o direito da população à cidade”, diz Sílvio em debate

Polêmicas Contemporâneas 2 Os direitos dos cidadãos ao usufruto da cidade foi o mote central do debate realizado nesta segunda-feira (27/03), no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento, organizado pelo Departamento de Educação II, da Faculdade de Educação da Ufba (Faced), é parte da disciplina Polêmicas Contemporâneas. O tema desta edição foi ‘Direito à cidade: a disputa de espaços e de direitos’.

A mesa do debate foi coordenada pelo professor Nelson Pretto, idealizador da atividade, e contou com a participação dos professores da Ufba, Gabriela Pereira, da Faculdade de Arquitetura; e Emerson Sales, do Instituto de Química; além do presidente do Conselho Consultivo do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Vieira Lima. No auditório, estudantes, professores e representantes de entidades ligadas ao tema, ouviram as exposições e debateram o assunto.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) falou sobre a disputa de direitos nos espaços geográficos do município, recordando as discussões para a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU). “Essa questão da disputa de espaços e de direitos é muito premente e precisa ser olhada com bastante atenção. A Prefeitura de Salvador, nas discussões sobre o PDDU, fez um arremedo de participação popular, abrindo o debate de forma apressada e não permitindo a participação efetiva da população”, ponderou o vereador.

Sílvio argumentou também que a aprovação do PDDU, nos moldes que o prefeito impôs à cidade, com a conivência da sua bancada na Câmara, não promoveu nenhuma mudança no modelo econômico do município. Para ele, as bases continuam sendo as mesmas: a da especulação imobiliária e exploração do Turismo. “Esse modelo não vai se sustentar”, pontuou o parlamentar.

Polêmicas Contemporâneas 1

Debates – O ciclo de debates das Polêmicas Contemporâneas vem sendo realizado desde 2006. A atividade tem apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/Secretaria Regional da Bahia (SBPC-Bahia) e é aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição. Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web, Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas, e podem ser acessados através da página polemicas.faced.ufba.br, onde também estão disponíveis os áudios e vídeos dos debates anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s