“Estímulo à iniciação científica deve ser prioridade da gestão”, diz vereador

cientistasO Governo do Estado lançou, na semana passada, através da Secretaria da Educação (SEC-BA), a premiação do Programa Ciência na Escola (PCE), que vai contemplar trabalhos de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a produção científica nas diversas linguagens e vai usar como referência livros produzidos pela própria SEC (Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura; e Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade).

Os livros, que apresentam conhecimentos das diversas áreas, como Biologia, Geografia, Química, Física e História, foram distribuídos para os estudantes atendidos pelo projeto.

Em Salvador, a bandeira da ciência e tecnologia é uma das pautas do vereador Sílvio Humberto (PSB), autor da Lei que instituiu, em 2015, o Dia Municipal da Ciência e Tecnologia. A data é celebrada na primeira terça-feira do mês de outubro. A proposta do vereador dialoga com a ação do Governo do Estado e visa promover a divulgação dos temas nas escolas do Município, tendo como objetivo principal o enfrentamento à falta de acesso a informações sobre estas áreas na rede pública municipal.

Para consolidação da data e aumento da visibilidade da temática, o vereador tem pautado o assunto, através de debates e rodas de conversa. Para Sílvio, que atualmente preside a Comissão de Cultura da Câmara Municipal, a apropriação do conhecimento sobre as conquistas e os avanços da ciência e da tecnologia podem promover transformações substanciais tanto na vida dos alunos, como na realidade que os cerca. “O sistema público municipal precisa se atentar para a enorme contribuição que pode dar a estes jovens e também à cidade de Salvador, que vai usufruir da melhor qualificação dos seus estudantes”, observa o vereador.

Mais informações sobre a premiação do Programa Ciência na Escola podem ser obtidas no seguinte endereço:

http://www.secom.ba.gov.br/2017/04/138190/Secretaria-lanca-premio-para-estimular-iniciacao-cientifica-nas-escolas-.html.

Clique para acessar os livros:

Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura.

Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s