Audiência pública debate situação dos artistas de rua em Salvador

Arte de rua 1

Foto: divulgação

Os impasses enfrentados pelos artistas de rua para a realização das suas performances em vias públicas serão debatidos, na próxima segunda-feira (05/06), numa audiência pública organizada pela Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A discussão, que terá como tema ‘A Arte de Rua e o uso dos Espaços Públicos’, será realizada no auditório do Centro de Cultura da Casa Legislativa (Praça Municipal), a partir das 17h30.

O objetivo da audiência, que contará com a participação de artistas de rua e de autoridades do poder público municipal, é o de debater o atual quadro enfrentado pelos criadores, em busca de caminhos que possibilitem a regulamentação das manifestações e o fomento desta modalidade de expressão. “A arte de rua, seja ela circense, teatral ou poética, é uma das mais antigas formas de manifestação cultural. Entendemos a necessidade do ordenamento do espaço público, mas isso não pode ser entrave para o cultivo da arte”, argumenta o vereador Sílvio Humberto (PSB).

Atualmente, os artistas encontram inúmeras barreiras para realizar as suas manifestações. Sejam de ordem burocrática como também econômicas. Reclamam principalmente da cobrança do poder público pelo pagamento de tributos para a realização de uma atividade que não será cobrada aos espectadores e que cumpre o papel de levar cultura e arte para os cidadãos.

Sílvio Humberto, que preside a Comissão de Cultura da Câmara e será o responsável pela condução do debate, explica que a expectativa do encontro, além dos alinhamentos que se espera construir, é a de coletar contribuições que possibilitem a convergência entre o ordenamento público e a riqueza das manifestações artísticas. “É a forma mais popular de circulação da arte. Alcança a todas as pessoas. Principalmente aquelas que não dispõem de condições de pagar um ingresso para assistir a um espetáculo numa sala convencional. Daí a sua importância”, defende o vereador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s