Sessão Especial destaca as políticas de desenvolvimento do Programa Corra Pro Abraço

Sessao_especial_destaca_Programa_Corra_pro_Abraco__2017620133024159919.jpgO entusiasmo das pessoas em situação de rua que compareceram à Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta terça-feira (20/06), para render homenagens ao Programa Corra Pro Abraço, contagiou a todos que estiveram presentes na Sessão Especial em reconhecimento ao Programa. O Corra Pro Abraço é desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS) e atende usuários de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) revelou que propôs a Sessão para destacar a relevância social do Programa, que tem um alcance de 80 mil beneficiários em quatro anos. “É a possibilidade de tornar as coisas possíveis, sabemos das dificuldades de recursos, mas temos que ser maiores que os nossos problemas, por isso parabenizo o Corra e é com alegria que estou nesse lugar para também abraçar o Programa”, disse o parlamentar.

Após a exibição de um curta sobre a atuação do Corra Pro Abraço, Jamile Carvalho, coordenadora geral do Programa, falou sobre as suas estratégias e objetivos. “Nós acreditamos que o Corra é uma política de reparação, é promover o acesso das pessoas estigmatizadas pelo uso de drogas às políticas públicas”, explicou Jamile. Ela detalhou ainda as atividades desportivas, as intervenções urbanas, o incentivo à participação política dos beneficiários e o trabalho realizado pelo núcleo de prisão em flagrantes.

Aplaudido de pé, por ter compartilhado sua história de luta diária, Josuel de Jesus, falou como a sua esperança foi renovada desde que foi abraçado pelos profissionais do Corra. “Antes eu vivia com a autoestima baixa. Hoje, faço cursos e não sou mais usuário de drogas, o Corra faz melhorar a nossa situação de vida. Agradeço a todos pelo apoio. Foi a mão amiga que eu precisava”, revelou Josuel.

Responsabilidade social

Sessao_especial_destaca_Programa_Corra_pro_Abraco__2017620133828814750.jpgA responsabilidade do Governo do Estado em manter os programas sociais foi apontada por Vilma Reis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). “Estamos aqui para falar de questões que para nós são essenciais. O Corra, o Viver são as marcas sociais do Governo da Bahia e a prioridade tem que ser o nosso povo, portanto, a agenda social é onde o povo se vê e é por onde o estado potencializa os seus investimentos”, frisou.

“O investimento do Corra Pro Abraço tem expandido ao longo do tempo, embora encontremos dificuldades, como o Ponto da Cidadania, que é parte do Programa. Estamos com problemas reais, porque ele estava investido com os recursos do Governo Federal, que tem dificultado as nossas políticas sociais”, explicou César Lisboa, chefe de gabinete da SJDHDS, complementando que a Secretaria irá apresentar em breve uma proposta para solucionar os problemas gerados pelo fim do Ponto de Cidadania.

A Sessão Especial também contou com a presença da superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho; de Francisco Cordeiro, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes; de Mônica Aragão, subcoordenadora da Curadoria da DPE-BA; e dos vereadores Hilton Coelho (PSOL) e Marta Rodrigues (PT). As intervenções artísticas ficaram por conta do grupo teatral JAER  e da cantora Maisa Vilaronga.

Sessao_especial_destaca_Programa_Corra_pro_Abraco__2017620133828814750.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s