Pela valorização do artesão e do artesanato

WhatsApp Image 2018-01-10 at 1.12.02 PM (1)É nas mãos dos artistas populares que a arte popular baiana ganha forma em cerâmicas, caxixis, tecidos, palhas, metais, madeira dentre outros, com bastante qualidade. Por todo o estado, temos uma infinidade de artesãos que usam sua criatividade e levam o nome da Bahia para o mundo, em obras que mostram a cultura e a identidade do nosso povo.

Foi com muita alegria que participamos do lançamento do edital de Publicização do Artesanato Baiano, na última terça-feira (09/01). O Governo do Estado dá um passo importante para garantir a qualificação e estrutura de comercialização da produção dos artesãos. A iniciativa abre possibilidades para um salto qualitativo no setor. Celebramos a ação, por ela dialogar com o nosso projeto de criação do Dia Municipal do Artesão, que teve como justificativa a necessidade de ampliar a visibilidade destes artistas/trabalhadores, que tanto contribuem para a geração de trabalho e renda para todo o estado.

São milhares de pessoas envolvidas nessa cadeia produtiva. O valor aplicado no edital vai promover a dinamização do setor e gerar, certamente, frutos positivos para o segmento, além de produzir um grande efeito multiplicador na economia dos polos atendidos por essa política.

É preciso valorizar de forma estruturante os artesãos e seus centros de abastecimento, uma vez que esses são espaços de fortalecimento da arte e da cultura. Os artesãos não podem ter os seus trabalhos desfigurados pela descaracterização dos seus espaços singulares de comercialização. E é essa manutenção que o Governo do Estado está promovendo com essa iniciativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s