Vereador promove Semana do Respeito à Liberdade Religiosa

Semana RLR

Lideranças religiosas e comunicadores que combatem a intolerância são homenageados

O vereador Sílvio Humberto (PSB) está promovendo, neste mês de janeiro, a Semana do Respeito à Liberdade Religiosa (de 15 a 21 de janeiro). O objetivo, segundo o parlamentar, é ampliar o momento de reflexão oportunizado pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro). A iniciativa compreende um conjunto de ações voltadas para a promoção do respeito à liberdade de credos e provoca a militância a assumir a mobilização pela demarcação do primeiro mês do ano, como o Janeiro da Liberdade Religiosa.

O legislador, que é militante da luta antirracista e em defesa das religiões de matriz africana, explica que a intenção é dar prosseguimento à luta do movimento negro pela liberdade de culto. “As nossas construções foram todas assim, sempre pensadas para fortalecer ações anteriores. Por isso a proposta da ampliação para uma semana e depois para o mês inteiro”, esclarece Sílvio, referindo-se à criação do Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, em 2004, por iniciativa da então vereadora Olívia Santana.

A proposta do vereador reúne um conjunto de ações, como homenagens a lideranças religiosas e comunicadores que militam na causa, e publicação de artigos voltados para a temática. “A ideia, como quase todas encampadas pelo nosso mandato, é colocar o assunto na ordem do dia e provocar a militância e a sociedade, em geral, a assumir a responsabilidade pelo movimento. É construir o processo coletivamente”, pontua o parlamentar.

Intolerância

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, pela Lei nº 11.635. A data rememora o caso de intolerância e racismo religioso que resultou na morte da yalorixá Mãe Gilda, do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo por uma publicação de uma igreja e faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s