Sílvio Humberto participa de estreia do filme “Aiuê”

Divulgação - Coletivo Cacos (1)

Antes da exibição, foi realizada a roda de conversa ‘Voz e Vez: Como Ampliar os Sons dos Quilombos’

O documentário ‘Aiuê – Escutando os Sons dos Quilombos’ foi exibido ao público pela primeira vez, nesta terça-feira (15/05), na Sala de Cinema Walter da Silveira, no Complexo da Biblioteca Pública dos Barris. A projeção do filme, produzido pelo Coletivo Cacos, foi antecedida por uma roda de conversa, com o tema ‘Voz e Vez: como ampliar os Sons dos Quilombos’. A proposta da produção é apresentar as sonoridades do cotidiano das comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana.

A expressão “Aiuê”, em Kimbundo, língua da família banta, significa alegria, festa. O documentário revela, a partir de uma abordagem etnográfica e musicológica, as diversas expressões sonoras e musicais presentes nos quilombos. O projeto foi contemplado pelo edital ‘Arte Todo Dia – Ano III’, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e foi produzido pelos cineastas negros Donminique Azevedo (jornalista e educadora), Danilo Umbelino, Leo Rocha e Uiran Paranhos.

Divulgação - Coletivo Cacos (2)A música-tema do filme é interpretada pelo cantor Lazzo Matumbi e a película conta, também, com a participação da socióloga e militante do movimento negro, Vilma Reis. A roda de conversa que antecedeu a exibição do documentário foi realizada no Teatro Xisto Bahia e contou com a participação de lideranças dos quilombos, que também protagonizaram a obra, além do vereador Sílvio Humberto (PSB).

“Ouvimos relatos marcantes de homens e mulheres quilombolas e isso, por si só, fazem a obra valer. Precisamos nós mesmos contar as nossas histórias”, declarou o parlamentar, parabenizando os jovens realizadores do projeto. Na sequência do debate foi aberta uma exposição fotográfica, com imagens captadas na fase de produção do documentário, e foram apresentadas intervenções artísticas das comunidades tradicionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s