Biografia

526183_450603621678713_2036079141_n (1)44

Um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, possuo doutorado em Economia, sou servidor público Municipal de Salvador, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vereador na capital baiana e pré-candidato a deputado federal, nessas eleições de 2018.

Cidadão de Salvador, nasci e fui criado, com muito orgulho, nos bairros da Fazenda Garcia, Garibaldi e Federação. A identidade com a minha comunidade me fez perceber, muito cedo, que a formação educacional que me proporcionou grandes benefícios, deveria servir para abrir caminhos para outros. Nesse sentido, em 1992, junto com amigos e amigas, fundamos o Instituto Cultural Steve Biko, organização que hoje é referência nacional e internacional na promoção educacional de jovens negros e negras, e que contribuiu para o ingresso de milhares de jovens nas universidades. Em 1999, o Instituto foi contemplado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

Em 2004, participei de uma das ações mais importantes para a promoção da igualdade de oportunidades em nosso Estado, integrando o grupo que elaborou o Programa de Ações Afirmativas (a política de cotas) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esse programa tem proporcionado a redução das desigualdades, da elitização do ensino superior e possibilitado que uma parcela significativa de estudantes negros e negras, oriundos de escolas públicas, tenha acesso à universidade. São novas cores e rostos no ensino superior da Bahia. Ganhos para toda sociedade! Oportunidades garantidas, vidas transformadas!

Na Câmara Municipal de Salvador, já presidi a Comissão de Educação, defendendo o direito ao ensino público de qualidade e a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores da Educação. Atualmente, presido a Comissão de Cultura da Casa Legislativa. Temos diversos Projetos de Lei aprovados e atuação firme em defesa da Igualdade Racial e de Gênero, da Diversidade, da Liberdade Religiosa, da Juventude, da Saúde, da geração de Trabalho e Renda, dos Direitos Sociais e dos Servidores Municipais, das Políticas Culturais e de um outro modelo de Segurança Pública, que mantenha viva a nossa Juventude Negra.

Como economista e militante do Movimento Negro, já participei de diversas conferências  na Bahia, no Brasil e em outros países. Fui membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia e membro do Conselho Estadual de Educação.

Biografia – Eixos de AtuaçãoComissões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s