Eixos de Atuação

MOVIMENTO FÉ NA GENTE

Estamos enfrentando mais um momento crítico na garantia de uma sociedade justa, igualitária e plural. A luta pela garantia de direitos avançava, sob o protagonismo dos movimentos sociais, no âmbito nacional, com desdobramentos em estados e municípios. Essa curva de avanços da nossa agenda foi interrompida e uma pauta conservadora tem ganhado cada vez mais espaço.

Estamos construindo o movimento Fé na Gente, um aquilombamento de energias e pessoas, de gente que gosta de gente e se importa com gente, e vai participar ativamente da reconstrução nacional com justiça social.

 

COMUNIDADE BIKO (Instituto Cultural Beneficente Steve Biko)

O Instituto Cultural Steve Biko é, hoje, reconhecido em meio as principais organizações dos movimentos sociais na Bahia e no Brasil, já tendo recebido, inclusive, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos (1999) e o Prêmio Cidadania Mundial, outorgado pela Comunidade Bahái do Brasil, em 2003. A Educação do Instituto nasce já diferenciada, a partir do resgate dos seus valores ancestrais de seus estudantes, baseado no Movimento de Consciência Negra difundido pelo sul- africano Bantu Stephen Biko na África do Sul. Daí, o nome Instituto Cultural Beneficente Steve Biko, escolhido em homenagem a um dos mais ferrenhos combatentes contra o regime de segregação racial do Apartheid.

RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA

[texto]

MOVIMENTO NEGRO

Espaços governamentais para formulação de políticas públicas de igualdade racial foram dissolvidos. A titulação de terras quilombolas está sob ameaças, os jovens negros continuam sendo encarcerados ou mortos, as desigualdades socioeconômicas entre negros e brancos aumentaram, as mulheres negras ainda continuam na base da pirâmide social, as cotas raciais para concursos públicos e acesso à universidade estão sendo negligenciadas e as religiões afro-brasileiras estão sendo atacadas.

Convocamos a Comunidade Negra à Defesa e Ampliação da Agenda de Combate ao Racismo e todas suas formas de manifestação. Quem sente sua dor é quem geme, já nos alertava Malcolm X.

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

O servidor municipal é um servidor do povo e da sociedade. Colabora com o desenvolvimento do município e da saúde pública e coletiva. Hoje, passamos por momentos árduos na atuação dos servidores para oferecer um serviço de qualidade e nas suas justas reivindicações. Precisamos mudar essa situação!

MULHERES

Como bradaram as Mulheres Negras na Marcha em Brasília, em 2015, nossos passos vêm de longeCom a experiência que o Instituto Cultural Steve Biko nos proporcionou, estamos exercendo o nosso segundo mandato como vereador de Salvador. A partir de um legado, colocamos em prática uma atuação em defesa da Educação, Igualdade e Respeito, bandeiras caras para a população negra.

MARISQUEIRAS E PESCADORAS

Apesar de toda essa importância, os profissionais da pesca artesanal vêm sendo duramente atacados em seus direitos. A depredação do meio ambiente, o avanço da especulação imobiliária e de empreendimentos industriais sobre os seus territórios tradicionais e a dificuldade imposta pela falta de sensibilidade dos governantes, em não reconhecer a importância da atividade pesqueira, comprometem a qualidade de vida dessa população.

CULTURA

Nossa perspectiva e entendimento sobre Cultura e seu papel nos faz convir que essa deva ser tratada como um vetor de desenvolvimento do nosso país. Compreendemos Cultura de uma forma alargada, que não se confunde com o gosto de uma classe.

Precisamos discutir a Cultura de forma ampla, compreendendo a sua transversalidade com outras dimensões sociais. Precisamos chegar às formas em que ela possibilita a produção de consciências, identidades, pertencimentos e cadeias produtivas. Alcançar o ponto em que os bens culturais compartilhados sejam capazes de gerar dignidade e renda.

COMUNIDADE

[texto]

Biografia – Eixos de Atuação – Comissões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s